Noções de Vigilância Sanitária pra quem é cri-cri

Esse blog vai tratar de noções de vigilância sanitária que podem ser aplicadas à vida de qualquer pessoa, de forma a alertar sobre o risco inerente ao dia-a-dia. Vai falar de normas e leis, zoonoses (o que é isso?!), compartilhar experiências, situações absurdas, e tirar dúvidas que interessam a qualquer um que preze por sua saúde e de sua família.




quarta-feira, 11 de maio de 2011

Boas práticas da alimentação - fora de casa

Há quem diga que comida de fora é sempre mais gostosa. Tem pessoas que não resistem a um churrasquinho na calçada. O sushi e aqueles mousses de supermercado, então... E quem nunca comeu pastel com caldo de cana na rodoviária ou tomou água de coco no meio da rua? Quem nunca comprou cocada, brigadeiro e cachorro quente de ambulantes? É “bom, bonito e barato”! Mas muitas vezes, o barato pode sair caro. Confira algumas dicas pra sua saúde não correr risco!



1. Preste bem atenção à data de validade de tudo o que for comprar

Pode até parecer feio chegar em um estabelecimento e agir como se não confiasse nele. Mas embora o proprietário e os funcionários sejam responsáveis por manter os produtos em bom estado, sabemos que isso nem sempre é possível. Por isso, sempre desconfie, mesmo de supermercados de grande porte. Olhe a data de validade, veja a cor, o cheiro e preste muita atenção ao sabor. Alguns alimentos estragados têm aquele cheiro que lembra amônia. E reclame! Não fique constrangido se encontrar materiais estranhos. E não caia na “é culpa do fabricante, já veio assim de fábrica”...pois o produto que está à venda naquele estabelecimento é de responsabilidade tanto do fabricante como do distribuidor (você sabia?)




Boas práticas na manipulação de alimentos. Devemos imitar o que é bom.
Fonte: http://sandranutricionista.blogspot.com/


2. Observe se o vendedor lida com dinheiro e com o alimento, e se há local para higienizar as mãos.

Se você for comprar algo da rua, provavelmente o vendedor que lidará com o dinheiro será o mesmo que irá servir o alimento. Observe se ele coloca luvas para manipular a comida, pois sabemos que o dinheiro, por ser de grande circulação carrega muitos microorganismos que podem – e irão – contaminar seu alimento. Opte por você mesmo pegar o produto; em alguns casos, opte por nem comprá-lo, pois se ele não tem higiene ao servir, como será que deve ter preparado? Naquelas carrocinhas que vendem cachorro-quente, por exemplo, evite comprar se perceber que não há lugar para higienizar as mãos.


Se não for da rua, preste bem atenção enquanto o produto estiver sendo manipulado. O funcionário está adequadamente trajado (avental, luvas, touca...)? As condições de limpeza da cozinha são boas? O estabelecimento em si é limpo? Pense comigo, se a área de circulação de clientes (que é o local que deve estar mais limpo para causar boa impressão) for suja, provavelmente a cozinha (que geralmente é restrita aos funcionários) deve ser pior ainda.



3. Evite comprar alimentos que estejam expostos

Sim, até mesmo o sushi e os pãezinhos da padaria. Sem proteção nenhuma, não dá. Você não tem como saber há quanto tempo ele está exposto, se durante esse tempo algum inseto pousou ou se alguém falou ou tossiu perto dele.



4. Nunca, eu disse NUNCA pense que ‘porque nunca deu problema, nada deve estar errado’.

Isso é péssimo! Tem gente que corre risco consciente. Sabe que o lugar é sujo e que o produto não é confiável, mas como nunca teve problema, continua comprando. Muito cuidado! Talvez você tenha adoecido por causa dele e não tenha associado, ou até seja portador de determinado microorganismo patogênico e não tenha desenvolvido os sintomas. Isso pode ter conseqüências graves pra sua saúde. É sempre melhor optar pelo que é bom. Consumidor consciente é consumidor exigente.


Tô de ooolho!


Quer saber mais? Leia nota no jornal O Estado Comida de Rua: mitos e verdades, escrita pelo prof. Cláudio Lima, Inspetor Saúde. Recomendadíssimo!


Um comentário:

  1. Muito massa!!
    Deu até um nó na barriga...tive uns flash backs ;/
    Seguirei!!!
    parabéns pelo post, muuuuito bom!

    ResponderExcluir