Noções de Vigilância Sanitária pra quem é cri-cri

Esse blog vai tratar de noções de vigilância sanitária que podem ser aplicadas à vida de qualquer pessoa, de forma a alertar sobre o risco inerente ao dia-a-dia. Vai falar de normas e leis, zoonoses (o que é isso?!), compartilhar experiências, situações absurdas, e tirar dúvidas que interessam a qualquer um que preze por sua saúde e de sua família.




terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Chuva, traga o meu 'denguinho'....

Chove 19,3 milímetros em Fortaleza
A previsão do tempo para toda esta terça-feira, 15, na Capital, segundo a Funceme, é de céu nublado com chuva.

Chuva é bom demais, dormir com chuva melhor ainda. Mas o transtorno que o excesso de chuva causa é bom de menos. Pior ainda: o tanto de doença que ela possibilita! Com as chuvas, a proliferação de mosquitos e a tranmissão de doenças como viroses respiratórias, grastroenterites virais, leptospirose.

E e ainda tem aquela que vem com força total: a dengue!

A dengue é causada por um vírus (um arbovírus do gênero flavivírus) e transmitida pela fêmea infectada do mosquito Aedes Aegypti (lê-se E-des E-gipti, e não A-edes A-egipti). São conhecidos 4 sorotipos desse vírus (1, 2, 3, 4). O ciclo de transmissão ocorre basicamente quando a fêmea faz um repasto de sangue infectado (ou seja, ela pica alguém que está com o vírus); daí esse vírus, se multiplica e se instala nas glândulas salivares da fêmea. Depois de mais ou menos uma semana, a fêmea está prontinha para ser uma transmissora da doença. Quando ela pica outra pessoa, há um período de incubação de 5 dias, que é quando o vírus se instala nas células-alvo e se multiplica, e logo no 6º dia aparece a febre.

A susceptibilidade a essa doença é universal, ou seja, não tem preferência por raça, status, condição social...não é uma “doença de pobre” como antes era conhecida. Aliás, vou falar um pouco depois porque que nas últimas estatísticas a dengue tem se concentrado em áreas nobres daqui de Fortaleza (você tem idéia do motivo?).

VERDADE OU MITO: Se eu pegar dengue da segunda vez é pior porque é hemorrágica?

Mito. Não é bem assim. Acontece que a imunidade específica é permanente, enquanto que a cruzada é temporária. Deixe-me explicar melhor. Se, por exemplo, você adquirir o sorotipo 1 da dengue, ficará permanentemente imune a esse sorotipo e temporariamente imune aos demais. Então, se da próxima vez que você for picado adquirir novamente esse sorotipo, não desenvolverá a doença; mas se for outro sorotipo poderá desenvolver. Deu pra entender? É nesse contexto que o risco pra evoluir pra um quadro hemorrágico aumenta. Aliás, também existe a possibilidade de a dengue ser assintomática, ou seja, não apresentar nenhum sintoma. Talvez você já tenha tido dengue sem saber (Acredita?).


A doença

Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, dor nas articulações (“dor nas juntas”), falta de apetite, fraqueza, manchas pelo corpo. E atenção! Noticia de ultima hora: um estudo preliminar mostra que têm aprecido novos sintomas, como problemas respiratórios, irritabilidade, indisposição e coma. (Fonte: Jornal o Povo 15/02/11)


Porque não pode usar aspirina?

Porque a aspirina, apesar de ter efeito analgésico e antitérmico, também age na coagulação do sangue. No sangue, existem células denominadas plaquetas, que, em uma situação de sangramente, rapidamente se acumulam e formam uma ‘placa’ pra estancar o sangue. A aspirina diminui essa tendência de as plaquetas se unirem, e como a dengue, não raro, vem acompanhada de hemorragia, o quadro pode se complicar. O pior é nossa tendência à auto-medicação, como a dengue começa como se fosse uma simples gripe existe um risco grande de tomar aspirina sem saber se é dengue ou não.

O Mosquito

Ele é caracterizado macroscopicamente pela presença de listras em suas patas, dorso e abdome, e possui duas fases de vida, uma aquática e outra terrestre. Na fase aquática, que é onde se concentram as ações de prevenção, ocorre ovo, larva e pupa (veja as fotos).

Ovo, larva, pupa e adulto. (SESA-CE)
A fase terrestre, que é a fase adulta, é a de mais dificil controle; por ser uma fase alada, as ações são apenas corretivas. Como todos sabem, a fêmea deposita seus ovos em qualquer acúmulo de água limpa; entretanto, na ausência de água limpa, eles podem se adaptar normalmente. A responsabilidade em combater a dengue não é só do governo,  através de agentes de endemias fazendo visitas às residências ou enviando os carros de  fumacê.

A responsabilidade é muito mais nossa, em eliminar qualquer (eu disse QUALQUER) possível depósito para água das chuvas ou qualquer fonte de água parada. Um jarro na sua janela é um possível recipiente para agua das chuvas, um vaso sanitário aberto de um banheiro desativado (você sabia?) é um recipiente de agua parada, garrafa de refrigerante com a boca pra cima, piscina, pneus, poço descoberto, plantas/árvores que acumulam água em suas folhas, até um balde pra coletar água de goteira ou ar-condicionado...todos são possíveis abrigos para os ovos do mosquito.


Acúmulo de lixo, pneus, balde para coleta de água, aparelho sanitário; possiveis depósitos de ovos e larvas.
(SESA-CE)


As ações para corigir isso são tão fáceis e já tão batidas que nem vale a pena citar aqui, mas infelizmente muitos continuam achando que é uma “doença de pobre” e que não corre o risco de contrair. Os maiores índices de dengue em Fortaleza são em bairros nobres, justamente porque as pessoas se recusam a receber o agente de endemias em casa. E aí confiam no fumacê, que tem eficácia bastante questionável.

Carro de fumacê. (SESA-CE)

O fumacê só serve naquela hora, no exato momento em que é liberado, matando os mosquitos adultos presentes naquele local. Mas ele não tem poder de fixação, não fica nos muros da casa, então é muito incerto que naquele momento vá conseguir abranger todos os mosquitos presentes naquele local, você não acha?

Como diriam nossos avós: 'é melhor prevenir do que remediar', e isso também se aplica à dengue e a qualquer outra doença. É muito mais eficaz eliminar as larvas e ovos do mosquito do que ficar correndo atras do mosquito voador, ainda que seja com aquelas super-ultra-inovadoras raquetes pra matar os infelizes alados eletrocutados.



Por fim, fica o estimulo ao combate à dengue. A responsabilidade é minha e sua também! Tô de ooolho!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário