Noções de Vigilância Sanitária pra quem é cri-cri

Esse blog vai tratar de noções de vigilância sanitária que podem ser aplicadas à vida de qualquer pessoa, de forma a alertar sobre o risco inerente ao dia-a-dia. Vai falar de normas e leis, zoonoses (o que é isso?!), compartilhar experiências, situações absurdas, e tirar dúvidas que interessam a qualquer um que preze por sua saúde e de sua família.




sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Pombo da paz?!

“Naquele momento, o céu se abriu e eis que o Espírito Santo desceu como pomba e pousou sobre ele. Então, uma voz dos céus disse: Esse é meu Filho amado, de quem me agrado” Mt 3:16-17


Dentre várias coisas que não entendo, uma delas é essa..porque um pombo? Porque Deus escolheria um pombo num momento tão divino? Não podia ser uma rolinha, um canário, uma águia, ou um papagaio? Talvez Ele tenha escolhido um pombo pra fazer analogia de como Deus, sendo tão puro, pode usar uma criatura impura, suja, e vetor mecânico de tantas doenças!

Você deve estar pensando: “pega leve, pombos são bonitinhos, são símbolo da paz e bla-bla-bla...”...mas essa eu não engulo! Como veterinária sempre passei por esse conflito, pra surpresa das pessoas que acha que se você é veterinário, tem que entender, amar, beijar e abraçar todos os animais. O meu primeiro estágio foi num laboratório de ornitopatologia (estudos das doenças em aves). Foi um tempo excelente, mas saí de lá quando estavam prestes a iniciar um projeto de pesquisa com pombos. Me livrei!

Deixando de lado os ascos pessoais e tentando ser o mais impessoal possível, vamos entender um pouco mais sobre pombos...

Os pombos são monogâmicos. Normalmente a fêmea coloca 2 ovos que demoram uns 18 dias para chocar, fazendo 2 a 3 oviposições ao ano. O filhote é alimentado com uma secreção do papo que tem a composição muito parecida com o leite, por isso é chamado "leite de pombo" (Você já tinha ouvido falar?).

Os pombos são aves migratórias, o que significa que eles andam sempre em bando e que cumprem uma rota de viagem (rota migratória), de acordo com a estação do ano. Em si, não são vilões, entretanto, devido à facilidade de encontrar alimento e abrigo nos centros urbanos, eles têm se adaptado cada vez mais, e é aí que está o problema. A alimentação disponível pra eles não é nem um pouco saudável. Se você for reparar, o bando fica sempre onde há lixo, resto de comida e acúmulo de água. Daí já se tira que eles não são tão purinhos quanto se pinta. E como tem muita comida disponível, eles se proliferam mais ainda! Entenda: o problema não é O POMBO. O problema é a GRANDE QUANTIDADE de pombos. Com essa grande quantidade convivendo de perto com o ser humano, com alimentação inadequada, a resposta é proliferação de doenças.




Os pombos transmitem doenças que são causadas tanto por fungos existentes em suas fezes secas quanto por bactérias que se transmitem ao contaminar alimentos e água. Essas doenças podem inclusive levar à morte, em alguns casos de forma bem silenciosa. Quando estão em liberdade, eles permanecem próximo às habitações humanas, causando uma porção de problemas. As suas fezes ácidas, além de sujar, podem danificar a pintura de veículos e o patrimônio histórico, e isso é só o inicio.





Pombos em restaurante frequentado por alunos da Universidade e pacientes do Hospital Universitário

O acúmulo de penas, fezes secas e restos de ninhos causa entupimentos e apodrecimento de madeira. Pior que isso, em armazéns e feiras (que é onde mais se vê esses animais), eles podem contaminar os alimentos com suas fezes e com as bactérias que transportam em seus pés (afinal, eles estão em todos os lugares). Além disso, onde há pombo, sempre há ratos, baratas e moscas, já percebeu? A lista de doenças é imensa: criptococose, histoplasmose, ornitose, salmonelose, toxoplasmose, encefalite, dermatite, alergias respiratórias, Newcastle, aspergilose e tuberculose aviária.

Dessa forma, são considerados praga urbana, sendo seu controle um problema de saúde pública. Entretanto, embora não sejam nativos do Brasil, são considerados integrantes da fauna silvestre brasileira, sendo amparados por nossa legislação. E o que isso quer dizer? Que seu controle deve ser feito por pessoas capacitadas e autorizadas, após emissão de documento declarando nocividade, por órgão da Saúde, Meio Ambiente ou Agricultura.

Esse “detalhe” configura crime ambiental qualquer tentativa de eliminação direta de pombos por pessoas comuns como eu e você. 

 
Você pode ler mais sobre essas leis em
Lei de crimes ambientais (9.605 de fevereiro de 1998)

Lei da Fauna (5.197 de janeiro de 1967)


E aí você me pergunta: a janela do meu apartamento vive cheia de pombos! Eles defecam, deixando um cheiro desagradável que me mata de vergonha das visitas e minha casa vive cheia de penas.
O que eu posso fazer pra expulsa-los dali sem cometer um crime ambiental?



Pombos no prédio do Centro de Ciências da Saúde da UFC


  1. Não alimente os pombos. A grande oferta de alimentos faz com que eles aumentem sua capacidade reprodutiva.
  2. Tente inclinar a superfície ou usar estruturas que desestabilizem o pouso (fios de nylon esticados podem servir). Pombos em geral odeiam superfícies inclinadas.
  3. Use espantalhos
  4. Vede abrigos e vãos, elimine possíveis locais pra ninho.

O que você NÃO PODE FAZER

1. Usar arma de fogo
2. Usar veneno
3. Capturar e soltar em outro local

Não havendo jeito, chame uma empresa especializada, que com certeza vai saber o que fazer.


Quer ler mais?

 Nunes, 2003. Pombos urbanos: o desafio de controle. Biológico, São Paulo, v.65, n.1/2, p.89-92.










5 comentários:

  1. O texto é uma verdadeira aula! Acho que já posso fazer uma pós-graduação nessa área rsr

    http://dcosmo.blogspot.com/2011/01/cosmo-pe-2010.html (essa postagem é uma compilação do que escrevi em 2010, dai não tem só o Gondim! hehe)

    To te seguindo!

    ResponderExcluir
  2. aaah... nem posso mais usar minha baladeira. hahahaha, brincadeira! Mas, tirou a poética dos pobres pombos da paz e da DOENÇA! Terei mais cuidado com esses pombinhos ;)

    ResponderExcluir
  3. TEMOS DIVERSAS SOLUÇÕES EM CONTROLE DE POMBOS
    www.loremi.com.br 11 3922-3030

    ResponderExcluir
  4. Você joga fora do baralho? Tanto ódio pelos pombos. Calma. Todos somos filhos de Deus!

    ResponderExcluir