Noções de Vigilância Sanitária pra quem é cri-cri

Esse blog vai tratar de noções de vigilância sanitária que podem ser aplicadas à vida de qualquer pessoa, de forma a alertar sobre o risco inerente ao dia-a-dia. Vai falar de normas e leis, zoonoses (o que é isso?!), compartilhar experiências, situações absurdas, e tirar dúvidas que interessam a qualquer um que preze por sua saúde e de sua família.




terça-feira, 6 de setembro de 2011

CQC fala sobre veterinário na inspeção de carnes

No Programa CQC de ontem, Danillo Gentili falou sobre a "inutilidade" de um projeto de lei que exige que as carnes fornecidas nos açougues de São Paulo sejam inspecionadas por veterinários. A atuação do Médico Veterinário na fiscalização sanitária e promoção da saúde pública foi exposta com deboche e falta de respeito ao trabalho desse profissional. Inclusive fizeram uma encenação onde um suposto veterinário ausculta um corte de carne com estetoscópio.

Muita inteligência pra fazer piadas e pouco conhecimento sobre os riscos que uma carne não inspecionada traz.

O QUE TEM A VER UMA CARNE QUE EU COMO EM UM CHURRASCO COM A PROFISSÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO?


A carne que você come em um churrasco passou por, no mínimo, dois veterinários:

- Um no início da produção, onde o veterinário zela pela sanidade do animal, como vacinação, controle de doenças, manejo reprodutivo, controle de veminoses, melhoramento genético (fazendo com que os animais produzam carne, leite, ovos de melhor qualidade e em maior quantidade) e controle de zoonoses, que são doenças que podem ser transmitidas ao homem (a lista é enorme!). Um veterinário nesse ponto faz com que o produto de origem animal seja de boa qualidade.


- Outro no final da produção, durante o abate, onde irá garantir que o abate seja feito da forma menos sofrida possível para o animal (existe um manual do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a ser seguido rigidamente); dentro dos padrões sanitários (incluindo não só o estado do animal, como também a forma de transporte deste e de seus produtos, o local de armazenamento, a forma de distribuição, etc).



O QUE FAZ UM VETERINÁRIO EM UM ABATEDOURO?


O médico veterinário irá inspecionar a qualidade do produto que irá para a mesa do consumidor, vistoriando o estado e a qualidade destes como também a presença de possíveis agentes causadores de doenças. Por isso é essencial que não se compre carne de abatedouros de fundo de quintal e que não sejam devidamente registrados e autorizados a funcionar.

O risco é grande, podendo incluir risco de morte, no caso de alguns patógenos.






PORQUE É NECESSÁRIO UM PROJETO DE LEI EXIGINDO A INSPEÇÃO DOS PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL POR UM VETERINÁRIO?


Francamente? Porque aos olhos do produtor, produzir dentro dos padrões sanitários e certificados de que são próprios para o consumo sai MUITO CARO, pois há necessidade de profissionais como médicos veterinários, engenheiros de alimento, nutricionistas, entre outros; que irão exigir rigidamente que todos os equipamentos utilizados bem como o ambiente de produção estejam isentos (ou em quantidades aceitáveis) de contaminantes.

Isso inclui gastos com reformas de piso, teto, parede, equipamentos, de modo a estarem dentro dos padrões; gastos com análises microbiológicas da água e dos produtos; e DESCARTE (creio que a palavra mais detestada pelos produtores) daqueles produtos que não estão dentro do exigido.


É por isso que há diferença no preço de uma carne comprada em qualquer lugar para outra comprada em um estabelecimeto registrado e devidamente certificado. A diferença do valor você paga com sua saúde prejudicada.


Danilo Gentili,
TÁ PAGANDO? EXIJA!


Tô de ooolho!

7 comentários:

  1. Pois é Camila...é muito triste a desinformação de algumas pessoas!Ainda acham que Veterinário é apenas pra cuidar de cão ou gato...E saem falando idiotices por aí...espero que essa lei seja aprovada!

    Beijo grande e continue de olhooo!!

    ;D

    ResponderExcluir
  2. E a televisao contribuindo para a idiotizacao das pessoas!
    Lamentavel esse episodio,muitas pessoas ainda tem uma visao equivocada da Area de atuacao do Medico Veterinario, que nao se resume em tratar das enfermidades dos animais, mas contribui para a saude das pessoas de varias maneiras.
    ReNaTa

    ResponderExcluir
  3. É verdade, Henna e Renata!
    É aquela velha história de falar o que quer sem saber antes se é verdade. Eles acabam fazendo com que o consumidor seja não-exigente, coma qualquer carne de qualquer canto mais barato e não busque qualidade no serviço e zele por sua saúde. Infelizmente. Justamente o contrário da proposta desse blog, levar informação básica às pessoas, não especificamente sobre a profissão do veterinário, mas sobre Vigilância Sanitária e noções de risco, áreas em que o veterinário atua relevantemente. Obrigada pela visita!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, alguém tem o link para esse programa que falaram sobre a inspeção no CQC??
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. http://www.youtube.com/watch?v=vsVERBkgFJA

    assiste a partir do 7:10!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa,achei muito interessante
    Eu mesmo não sabia de todas essas informaçoes,e achei muito interessante...
    Gostei muito dessa area'

    ResponderExcluir