![]() | ||
Fonte: MdeMulher |
Entretanto, precisamos ter cuidado com o que chamamos de 'mel artesanal', aquele que foi produzido em alguma fazenda/estabelecimento sem nenhuma tecnologia. Embora muitos prefiram esse tipo de mel, por acharem mais natural e mais saudável, precisamos entender os riscos relacionados à esse tipo de produção.
O mel produzido artesanalmente está relacionado com uma toxinfecção chamada BOTULISMO. Esta é causada pela Bactéria Clostridium botulinum e seus esporos (uma forma de resistência às condições adversas). Pode acometer adultos, quando estes ingerem produtos contaminados com a toxina pré-fabricada pela bactéria, ou crianças, que ingerem alimentos contaminados com os esporos dessa bactéria, que, ao chegar no trato gastrintestinal, voltam à sua forma vegetativa e produzem a toxina botulínica. Essa toxina tem como alvo o bulbo (estrutura do encéfalo, responsável pelo controle cardiorespiratório) e os músculos, impedindo sua contração e causando um tipo de paralisia chamada paralisia flácida, chamada de "Síndrome do bebê mole"(caracterizada pelo 'amolecimento' da musculatura - foto abaixo., retirada do blog Cantinho da terceira idade),
Paralisia flácida infantil |
No final da década de 90, houveram muitos surtos associados ao botulismo, causando inclusive um alto índice de morte súbita, inicialmente diagnosticados como morte de berço. A toxina compromete cordas vocais e glote, fazendo com que a criança tenha disfonia (choro miado de gato), visão distorcida e dupla (diplopia) e ptose palpebral (pálpebra caída).
O risco da produção artesanal de mel está na possibilidade de contaminação deste com poeira e solo, que podem conter os esporos do Clostridium botulinum. Não há como saber se essa produção é feita de forma correta, obedecendo aos princípios de Boas práticas de fabricação e higiene alimentar; tudo isso associado à precariedade da fiscalização desses estabelecimentos. É comum a comercialização do mel inclusive contendo ainda pedaços de favo, que, por sua vez, pode também ter tido contato com o solo. E esse mel vai pra onde? Justamente pro alimento da criança. UM PERIGO!
![]() |
Produção artesanal de mel |
Por isso, é extremamente importante ter cuidado com essas produções 'de fundo de quintal', pois nem sempre o alimento mais natural é mais saudável e seguro. O botulismo adulto está mais relacionado ao consumo de produtos enlatados, onde há contaminação do alimento com toxinas pré-formadas, mas isso é assunto de outro post. Fiquem de olho...porque eu...
Tô de oooolho!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário