Noções de Vigilância Sanitária pra quem é cri-cri

Esse blog vai tratar de noções de vigilância sanitária que podem ser aplicadas à vida de qualquer pessoa, de forma a alertar sobre o risco inerente ao dia-a-dia. Vai falar de normas e leis, zoonoses (o que é isso?!), compartilhar experiências, situações absurdas, e tirar dúvidas que interessam a qualquer um que preze por sua saúde e de sua família.




quarta-feira, 14 de setembro de 2011

DOCE MEL!

Fonte: MdeMulher

Quem nunca chupou aquele melzinho de sachê praticamente não teve infância. O mel é um produto saboroso, nutritivo e muito utilizado na alimentação infantil.

 Entretanto, precisamos ter cuidado com o que chamamos de 'mel artesanal', aquele que foi produzido em alguma fazenda/estabelecimento sem nenhuma tecnologia. Embora muitos prefiram esse tipo de mel, por acharem mais natural e mais saudável, precisamos entender os riscos relacionados à esse tipo de produção.

O mel produzido artesanalmente está relacionado com uma toxinfecção chamada BOTULISMO. Esta é causada pela Bactéria Clostridium botulinum e seus esporos (uma forma de resistência às condições adversas). Pode acometer adultos, quando estes ingerem produtos contaminados com a toxina pré-fabricada pela bactéria, ou crianças, que ingerem alimentos contaminados com os esporos dessa bactéria, que, ao chegar no trato gastrintestinal, voltam à sua forma vegetativa e produzem a toxina botulínica. Essa toxina tem como alvo o bulbo (estrutura do encéfalo, responsável pelo controle cardiorespiratório) e os músculos, impedindo sua contração e causando um tipo de paralisia chamada paralisia flácida, chamada de "Síndrome do bebê mole"(caracterizada pelo 'amolecimento' da musculatura - foto abaixo., retirada do blog Cantinho da terceira idade),
Paralisia flácida infantil

No final da década de 90, houveram muitos surtos associados ao botulismo, causando inclusive um alto índice de morte súbita, inicialmente diagnosticados como morte de berço.  A toxina compromete cordas vocais e glote, fazendo com que a criança tenha disfonia (choro miado de gato), visão distorcida e dupla (diplopia) e ptose palpebral (pálpebra caída).


O risco da produção artesanal de mel está na possibilidade de contaminação deste com poeira e solo, que podem conter os esporos do Clostridium botulinum. Não há como saber se essa produção é feita de forma correta, obedecendo aos princípios de Boas práticas de fabricação e higiene alimentar; tudo isso associado à precariedade da fiscalização desses estabelecimentos. É comum a comercialização do mel inclusive contendo ainda pedaços de favo, que, por sua vez, pode também ter tido contato com o solo. E esse mel vai pra onde? Justamente pro alimento da criança. UM PERIGO!

Produção artesanal de mel



Por isso, é extremamente importante ter cuidado com essas produções 'de fundo de quintal', pois nem sempre o alimento mais natural é mais saudável e seguro. O botulismo adulto está mais relacionado ao consumo de produtos enlatados, onde há contaminação do alimento com toxinas pré-formadas, mas isso é assunto de outro post. Fiquem de olho...porque eu...


Tô de oooolho!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário