Noções de Vigilância Sanitária pra quem é cri-cri

Esse blog vai tratar de noções de vigilância sanitária que podem ser aplicadas à vida de qualquer pessoa, de forma a alertar sobre o risco inerente ao dia-a-dia. Vai falar de normas e leis, zoonoses (o que é isso?!), compartilhar experiências, situações absurdas, e tirar dúvidas que interessam a qualquer um que preze por sua saúde e de sua família.




segunda-feira, 22 de abril de 2013

Sabemos como a venda de alimentos por ambulantes é cultural no Brasil. Quem nunca comprou pipoquinha, amendoim, churrasquinho e até pratinhos na velha pracinha?



A questão é que esses alimentos, se não forem bem manipulados e acondicionados, oferecem muito risco pra quem consome. Confira o que você deve atentar na hora de comprar comida de um ambulante:

1. Dificilmente vai ter uma pia pra lavagem de mãos. Verifique se a pessoa que te serve não é a mesma que recebe o dinheiro, e se ela usa equipamentos de proteção individual, como luvas, touca, etc.

2. A carne do espetinho NÃO PODE ficar em temperatura ambiente por muito tempo. Isso porque a dinâmica tempo x temperatura favorece o crescimento e multiplicação de bactérias patogênicas, que causam doenças. Assim, os espetinhos com a carne crua devem estar pelo menos em isopor com gelo pra evitar que  isso aconteça.

3. O mesmo funciona pra comida pronta. Ou fica refrigerado (temperatura < 5ºC) ou aquecido, em banho maria ou no fogo (temperatura >60ºC).

4. Prefira alimentos que ficam protegidos, em recipientes com tampa. Isso porque a circulação de pessoas é muito grande e não será difícil encontrar "surpresinhas" na comida, como fios de cabelo, moscas, mosquitos. Além disso, as pessoas podem falar, tossir, espirrar em cima do alimento, veiculando vírus e bactérias.

5. Nenhum alimento pode estar diretamente no chão, nem panelas, depósitos ou recipientes contendo alimentos. O mesmo serve para bebidas: estando no chão é provável que pisem em cima, passem ratos, bratas, etc. Tudo precisa estar e cima de estrados ou mesas.

6. O uso de bisnagas para maionese, ketchups e molhos foi proibido pela lei 9511, de 23/10/2009. Atualmente, só é permitido o uso de sachês.

Fique de olho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário